Denúncia de irregularidades anula eleição para conselheiros tutelares em Timbiras

CONSELHO TUTELAR DE TIMBIRAS

A eleição para os membros do Conselho Tutelar de Timbiras foi anulada a pedido da candidata Maria Roseana Seles dos Santos e acolhido com unanimidade pela Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente. Os votos já registrados foram incinerados e deverá haver nova votação dia 03 de novembro.
As eleições foram realizadas, neste domingo (06) em quase todo o estado e a votação ocorreu das 8h às 17h.
Os conselheiros tutelares eleitos (cinco titulares e cinco suplentes em cada área) serão empossados em janeiro de 2020 e cumprirão mandato de quatro anos, conforme a Resolução 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
O Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOP-IJ), deu suporte aos membros e servidores que trabalharam na eleição, fiscalizando o desenrolar das eleições.
De acordo com o coordenador do CAOP-IJ, promotor de justiça José Frazão Sá Menezes Neto, “o trabalho foi pensado para dar suporte a todos os promotores de justiça e servidores que fiscalizaram as eleições neste domingo, assim como para a população. Foi, inclusive, elaborado um material com as principais dúvidas sobre o processo e o telefone da Ouvidoria do MPMA foi disponibilizado para o registro de denúncias”.
Na manhã deste domingo, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, visitou o CAOP-IJ e destacou o trabalho realizado. “A eleição para conselheiros tutelares é muito importante, é fundamental que a população participe e vote.  O objetivo do MPMA é garantir a lisura. Estamos vigilantes para que nenhuma irregularidade aconteça”.
A votação foi realizadas em quase todos os municípios maranhenses, com exceção de São Luís e São José de Ribamar. Na capital, as inscrições de candidatos vão desta segunda (07) até sexta-feira (11) outubro e em São José de Ribamar, as eleições ocorrerão no dia 27 de outubro.
Dados – Alguns municípios já divulgaram os resultados. Em Guimarães, foram registrados 1.485 votantes, sendo 1.474 votos válidos, dois votos em branco e 12 votos nulos.
Em Timon, 9.812 pessoas comparecem aos locais de votação. Foram registradas 94.511 abstenções. No município de Açailândia, foram registrados 9.422 votos e 60.475 abstenções. Em Arame, foram registrados 3.593 votos, sendo 19 em branco, 9 nulos.
Em São Francisco do Maranhão, foram registrados 1.257 votos válidos.  Em Paraibano, o número de votos válidos chegou a 8.323. Em Icatu foram registrados 15.375 votos válidos, e em Axixá o total foi de 3.337 votos.
Conselho Tutelar – Os conselhos tutelares são encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes por parte da família, da comunidade em geral e do Poder Público. Têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente, sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados.
Cada Conselho Tutelar é composto por cinco conselheiros, escolhidos pela população local para o mandato de quatro anos. O processo de escolha é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com fiscalização do Ministério Público estadual.
(Com informações do MP e imagem da TV Mirante)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador José Carlos Soares é o pré candidato a prefeito que está hoje em todos os bairros da cidade de Imperatriz

CENTRO ESPORTIVO DA NOVA IMPERATRIZ

35 coisas caríssimas que você vai querer ter na sua mansão quando for milionário